Análise da captação de água em propriedades rurais a partir de imagens de VANT (Drone).

Identificação do problema.

Principalmente no semiárido brasileiro, a capacidade de armazenamento de água numa propriedade rural impacta de forma crucial em toda a sua cadeia produtiva e no seu valor de mercado. Quanto mais eficiente uma fazenda consegue utilizar seus recursos hídricos, maior a sua capacidade de produção, seus lucros e o bem estar das pessoas que vivem e dependem do imóvel.

Os estudos do relevo de uma propriedade rural servem a diversas áreas de planejamento ajudando o produtor na implantação de benfeitorias, prevenção de voçorocas e degradação do solo, sentido de plantio de diversas culturas, instalação de bebedouros, locação de estradas, etc. Estudos iniciais podem ser realizados com base em dados que estão disponíveis gratuitamente apontando algumas ações, mas se sofrem uma limitação na qualidade do levantamento, sendo necessário métodos mais detalhados como o uso de drones.

ph4pro

Neste post, apresentaremos um estudo de caso da análise de uma propriedade rural no município de Riachão do Jacuípe, Bahia, onde foram realizados voos com um drone Phanton4 Pró, obtendo a imagem (orto-foto) e o Modelo Digital de Terreno (altimetria). Com os produtos cartográficos gerados foram realizadas análises das bacias de captação de águas das chuvas existentes na fazenda, os caminhos que as águas fazem no solo e comparados com as aguadas já escavadas, revelando os caminhos das “enxurradas” e como elas chegam nos reservatórios.


A Imagem da Fazenda (Ortofoto)

Ortofoto da Fazenda Malhada da Boa Vista, Riachão do Jacuípe – Ba.
AguadasÁrea (m²)
011.760,61
02649,14
03900,48
04334,92
Área alagadas das aguadas.

Através da imagem da fazenda, as diversas benfeitorias puderam ser localizadas e mapeadas de acordo com a qualidade da imagem resultante do levantamento, assim, cercas, currais, aguadas, casas, dentre outras construções foram medidas e localizadas para serem utilizadas em diversos estudos.

Na fazenda em questão, as aguadas foram mapeadas na foto e aparecem na cor azul, e serão utilizadas nas análises das bacias de captação das águas. A Fazenda Malhada da Bia Vista apresenta 04 aguadas escavadas, sendo 03 de pequeno porte e 01 de maior capacidade.

Através da imagem podemos media a área que cada um ocupa, ou seja, qual o tamanho do espelho d’água que cada aguada acumula. Nesse caso, as aguadas apresentam os seguintes tamanhos em metros quadrados.


O Modelo Digital do Terreno (alturas)

O segundo produto que o Drone pode fornecer é o modelo digital do terreno – MDT, nele podemos verificar o relevo do imóvel, os pontos mais altos e mais baixos, e os caminhos que a água percorre quando ocorre o escoamento das chuvas.

Modelo Digital de Terreno da Fazenda Malhada da Boa Vista, Riachão do Jacuípe – Ba.
AguadaÁrea (m²)Profund.(m)Volume (m³)volume (litros)
011.760,612,003.521,223.521.220,0
02649,141,50973,71973.710,0
03900,481,00900,48900.480,0
04334,921,00334,92334.920,0
Total3.645,15—–5.730,335.730.330,0
Volume das aguadas.

Com isso, a Fazenda Malhada possui uma capacidade estimada de armazenar 5.730,33 m³ de água, ou seja, 5.730.330 litros (Cinco Bilhões, Setecentos e Trinta Milhos, Trezentos e Trinta litros d’água). Esse volume equivale a 573 carros pipa de 10.000 litros.


A bacia de captação

A bacia de captação de água de uma determinado local é representada pela área na qual as chuvas que caem seguem para um mesmo ponto mais baixo, assim, quanto maior a bacia de captação mais rápido uma reservatório enche e/ou mais água ele pode armazenar. Essa área seria o equivalente ao telhado de uma casa que abastece uma cisterna, quanto maior o tamanho mais água consegue captar, porém temos que instalar “bicas” para captar e direcionar a água para a cisterna onde será armazenada. Nesse estudo vamos identificar as “bicas” que ocorrem naturalmente no terreno e para onde elas levam as águas da chuva.

Para o caso de um imóvel rural, a aguada deve ser instalada nos pontos que as enxurradas fluem, propiciando o enchimento da mesma. A olho nu, as declividades de um terreno podem pregar peças, o que vemos não são necessariamente os caminhos que a água percorre ou o melhor ponto para se implantar uma aguada escavada.

A imagem abaixo mostra os caminhos dos fluxos das águas da chuva dentro do imóvel, podemos identificar dois grandes fluxos de água, um que corre para a frente do imóvel (lado norte) e outro que se concentra na parte de traz (lado sul), assim, o estudo mostra que a fazenda malhada possui duas bacias de captação de água bem definidas, e seguiremos os estudos mais detalhados das aguadas já escavadas no imóvel.

Bacias identificadas

  • Bacia Norte
  • Bacia Sul
estudo_bacia_hidrográfica

Análise das aguadas existentes

A fazenda malhada possui 04 aguadas escavadas em locais diferentes do imóvel, essas aguadas foram mapeadas e seus volumes estimados anteriormente. Agora faremos a análise da sua localização em relação aos fluxos de água da chuva.

A imagem abaixo mostra as aguadas 3 e 4 do imóvel, elas foram instaladas em áreas onde a bacia de captação se iniciam, desta forma a área disponível para o acúmulo das chuvas foi reduzido pelo local de instalação da benfeitoria.

A outra bacia de captação da fazenda possui duas aguadas, a número 2 menor e a número 1 com maior volume de captação. Como podemos verificar, a aguada número 1 está melhor localizada em relação à área de captação das águas da chuva, assim, numa decisão estratégica para investimentos de limpeza ou ampliação, a aguada número 1 seria a primeira opção.


Análise de locais potenciais para aguadas

Após a análise das aguadas existentes, analisamos os locais potenciais de implantação de aguadas. Na bacia sul, a aguada 04 pode ser deslocada mais para baixo, aproveitando melhor o fluxo das águas, a aguada 03 pode ser relocada para a parte inferior da bacia de captação. Essas áreas sugeridas estão marcadas em amarelo na imagem.


Conclusões

  • As aguadas 2, 3 e 4 possuem uma baixa eficiência no acúmulo de água e possivelmente não devem receber investimentos para sua manutenção, mas requerem um análise para relocação ao longo dos fluxos das águas apontados.
  • A aguada 1 possui uma boa localização em relação às linhas de drenagem favorecendo o acúmulo de água, seria candidata a um investimento na ampliação e melhoria no armazenamento.
  • A bacia de captação sul está pouco aproveitada, sendo necessário a observação de outros fatores para a locação de um reservatório onde as águas oferecem maior volume de captação.