Criação de PDF Geoespacial no QGIS para navegação off-line.
Ao final deste tutorial você será capaz de :
- Criar um PDF Geoespacial para navegação off-line em trabalhos de campo como vistorias, perícias e avaliações;
- Criar um PDF Geoespacial de um mapa para enviar produtos cartográficos a seus clientes;
Apresentação
Uma das novidades que o QGIS 3.10 trouxe foi a possibilidade de criação de PDF Geoespacial. Um PDF Geoespacial nada mais é do que uma arquivo PDF no qual as camadas ali visualizadas armazenam informações espacias. Esta funcionalidade faz com que o PDF Geoespacial seja utilizado tanto para armazenar quanto para distribuir informações geoespaciais.
Neste ponto é importante fazer uma distinção entre o PDF Geoespacial e o GeoPDF. O PDF geoespacial é uma extensão do arquivo PDF padrão que se tornou um padrão aberto em 2008, quando a especificação do arquivo foi publicada pela Organização Internacional de Padronização (ISO) como ISO 32000-1: 2008 (https://www.iso.org/standard/51502.html). Já um “GeoPDF” é uma extensão em PDF desenvolvida e patenteada pela TerraGo, uma empresa geoespacial sediada nos EUA (http://www.terragotech.com/). O QGIS gera PDF Geoespacial e é deste que trataremos neste tutorial.
Dentre as vantagens do PDF Geoespacial pode-se destacar:
- Podem conter várias camadas de mapa (camadas raster e vetoriais) sendo que estas camadas podem ser podem ter a sua visualização ativada ou desativada.
- Devido ao fato de possuir um sistema de referência de coordenadas conhecido é possível determinar localizações geográficas, coletar informações e realizar navegação para determinado ponto conhecido.
- Permite o cálculo do comprimento, perímetro e área.
- Pode ser visualizado com leitores de PDF padrão como o Adobe Acrobat Reader.
Início do tutorial
Para criação do PDF Geoespacial é possível capturar a própria janela de mapas do QGIS ou então gerá-lo a partir de um layout mapas elaborado no compositor de impressão, mostraremos as duas possibilidades a partir deste ponto.
A geração de PDF Geoespacial no QGIS não é um procedimento complexo. Na imagem abaixo temos a visão da tela geral do QGIS com a janela de mapas carregada com diversas camadas, temos uma camada de imagem e camadas vetoriais de pontos linhas e polígonos. Nela está representado o município de Mucugê na Bahia, com destaque para a região do Agropolo onde o destaque é a produção de hortaliças bem ao lado do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Para iniciar, enquadre a sua janela de mapas na área que deseja gerar o PDF e em seguida clique na Barra de Menu Projeto>Importar/Exportar>Exportar Mapa para PDF como mostrado ao lado.
Na tela que se abrir basta configurar as opções da mesma forma como está configurado na imagem ao lado e não é necessário alterar as demais opções. Nos PDF Geoespaciais que tenho gerado altero a resolução para 300 dpi para melhorar a definição. Lembre-se de não marcar a caixa Rasterizar mapa pois esta opção inviabiliza a visualização do PDF em camadas posteriormente. Para finalizar, clique no Botão Salvar, escolha uma pasta, dê um nome ao arquivo e pronto, você já tem o seu primeiro PDF Geoespacial, caso queira ver como ficou o exemplo do tutorial clique aqui para download.
Com o layout finalizado, o primeiro passo é clicar na Barra de Menu do compositor Layout> Exportar como PDF como mostrado ao lado.
Em seguida, defina o nome e local onde o arquivo será salvo e então serão apresentadas as opções de configuração do PDF, são semelhantes a opção anterior entretanto, neste caso será possível desmarcar alguma camada que não tenha interesse em visualizar no PDF que será criado. Ao final, clique em Salvar para criar o seu PDF Geoespacial.
Ao abrir o PDF Geoespacial no Adobe Acrobat Reader será possível visualizar as camadas que compõem o seu mapa, ligá-las ou desligá-las como desejar. Esta possibilidade é ótima para envio de produtos cartográficos a clientes que não dominam a visualização de produtos no SIG pois possibilita a visualização em camadas de forma bastante simplificada.
Para navegação off-line utilizaremos o aplicativo Avenza Maps, que é um visualizador de mapas off-ine com uma loja de mapas conectada para encontrar, comprar e baixar mapas criados profissionalmente. O aplicativo é grátis para uso recreativo, licença esta na qual é possível ativar até três dos seus próprios mapas geoespaciais em PDF, PDF Geoespacial, Geotiff e JPG por vez.
Uma vez instalado, envie o mapa criado para o seu celular e peça para abrir pelo Avenza Maps, a figura abaixo mostra a sequência desde o envio do mapa para o aplicativo, a visualização dos mapas disponíveis já na tela do aplicativo, o mapa aberto e as opções de navegação disponíveis na tela do aplicativo.
Tenho utilizado bastante este aplicativo para realização de trabalhos de campo como vistorias, perícias e avaliações de imóveis rurais, principalmente pelo fato que em muitas áreas rurais a disponibilidade de sinal de internet de qualidade é uma realidade ainda distante.
Com isso chegamos ao final deste primeiro artigo e tutorial de minha autoria Blog GeoValor, espero que os PDF Geoespaciais sejam úteis nos seus trabalhos e caso haja alguma dúvida é só mandar nos comentários.
Muito obrigado!
Referências:
QGIS 3.10 Loves GeoPDF! Blog North Road, publicado em 3/09/2019 link: https://north-road.com/2019/09/03/qgis-3-10-loves-geopdf/
Using Geospatial PDFs: US Geological Survey “US Topos”. Wisconsin Cartographer’s Office. link: https://www.sco.wisc.edu/wp-content/uploads/2019/09/using_geospatial_pdfs_v2.0.pdf